Ir ao conteúdo

Tendências e Desafios dos RH’s em 2019

Com as transformações diárias e novas tecnologias surgindo a todo momento os desafios de setores de RH se ampliarão em 2019 e nos anos seguintes.

O setor de Recursos Humanos – RH assume um importante papel na criação de estratégias de desenvolvimento de uma empresa. O RH é um setor-chave dentro das empresas, principalmente, por lidar diretamente com os talentos da companhia. No cenário atual, o mercado de trabalho vem se tornando ainda mais dinâmico, ampliando os desafios de RH.

Em meio a tantas mudanças, é preciso estar atento às exigências do mercado para manter sua empresa sempre competitiva na busca pelos melhores profissionais. Muitas empresas não conseguem acompanhar as mudanças e não conseguem crescer perante as concorrentes. Entretanto, há aquelas que percebem as transformações rapidamente e conquistam benefícios e se tornam líderes em cada setor que atuam.

Encontrando talentos

Como a tecnologia pode ajudar os departamentos de RH?

A tecnologia é um relevante divisor de águas a maneira que muitas pessoas trabalham em todo o mundo, inclusive no setor de RH. Desde a etapa de prospecção dos talentos, análise e acompanhamento de processos de seleção até a retenção de talentos e rotinas administrativas do departamento.

Em geral, ferramentas tecnológicas e modernas aumentam a qualidade do serviço prestado, otimizam recursos, reduzem custos, aprimoram a tomada de decisões entre outros benefícios.

Com a implicação da tecnologia, podemos esperar que os processos de RH se tornem cada vez mais rápidos. Ressaltamos que as modernizações estão indo muito além facilitar a vida de pessoas, como também estão alterando a sua forma de pensar e agir.

Principais tendências de RH’s para 2019:

Usando a tecnologia a favor das pessoas
  • Usando a tecnologia a favor do RH:
    Não somente a utilização planilhas Excel, relatórios no Word e organizações em de pastas do Windows, há sistemas e plataformas digitais desenvolvidas, especialmente, para atender as necessidades do RH. Esse tipo de tecnologia fornece uma ampla gama de funcionalidades, exemplos:

    Recrutamento e seleção de candidatos; avaliação de desempenho; dados funcionais.
  • Aplicando a IA – Inteligencia Artificial no RH:
    A Inteligência Artificial é a imitação do raciocínio humano por meio de softwares e sistemas. Os computadores tentam interagir com elementos e ambientes da mesma forma que o homem, porém com vantagens de ser uma máquina: com os processos mais rápidos, precisos e sem erros.

    Bots e automatizadores que realizam buscas e análises automatizadas em dados na Internet ou nas redes internas e dados da empresa, por meio de algoritmos treinados a determinado comportamento, analisam e determinam o fluxo da informação.
  • Automação de processos de gestão de RH:
    O RH precisa reduzir ao máximo o tempo gasto em atividades operacionais do Departamento Pessoal para conseguir cuidar de atividades como, a gestão da cultura organizacional e do clima interno. Para isso, o auxílio da tecnologia é fundamental.

Principais desafios dos RH’s para 2019:

  • A retenção dos talentos:
    A retenção de talentos sempre foi um dos maiores desafios do RH, pois manter os colaboradores ideais para a empresa exige planejamentos e estratégias específicas. Primeiramente, é fundamental criar uma cultura organizacional para manter a credibilidade da empresa.

    O colaborador que se sentiu atraído a trabalhar na companhia por seus valores ficará frustrado com a diferença entre teoria e prática, e logo buscará uma oportunidade em outro lugar que atenda às suas expectativas.
  • Introdução da gestão horizontal:
    O método de trabalho tradicional tende a perder cada vez mais espaço no mercado onde as estruturas hierárquicas são rígidas e inflexíveis.

    Novas empresas que estão surgindo atualmente estão adotando o modelo de gestão horizontal, no qual não há chefes. Neste modelo, também, existe uma sinergia muito grande entre as equipes e cada profissional toma responsabilidade individual por suas entregas.
  • Desenvolvimento de lideranças:
    Desenvolver líderes é outro desafio difícil de ser alcançado, normalmente, requer muita experiência, mas isso vem mudando com o emprego da tecnologia. Um líder é uma pessoa que sabe engajar a equipe, conhece os pontos fortes e fracos de cada indivíduo, é capaz de resolver seus problemas, e motivar o time para o trabalho.

    O primeiro passo é identificar os talentos com potencial para liderança. Funcionários comunicativos, que inspiram os colegas e buscam entender o negócio como um todo, são as pessoas certas para ocupar esse tipo de posição.

Um grande número de empresas já oferecem posições Home-Office em nosso país, elas são bastante comuns nos ramos de marketing, tecnologia da informação, vendas, design, desenvolvedores de sistemas e outras atividades.

A maioria das tendências de RH para 2019 derivam de novas tecnologias, consistindo no uso de ferramentas que trazem mais eficiência e produtividade nos processos ou transformam os colaboradores.

Conheça a Agencia Digital de Empregos, uma plataforma digital que integra empresas e talentos facilitando o processo de recrutamento e seleção! Para mais informações acesse o link:

Agência Digital de Empregos: https://vagasempregors.com.br/plataforma/

Este conteúdo foi interessante para você? Também pode ser útil para outras pessoas! Compartilhe nas suas redes sociais preferidas!

Possui alguma dúvida, dica ou informação para reflexão? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário aqui no blog. Sua ideia, sugestão ou opinião é muito válida para nós!

Equipe Vagas Emprego RS!
https://vagasempregors.com.br/

Publicado emCarreiraDepartamento de RHGestão de PessoasRecrutamento e Seleção

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.