Ir ao conteúdo

O futuro da gestão de pessoas: Recursos Humanos

Conheça as 10 inovações e tendências de RH que estão revolucionando a gestão de pessoas, o que inclui novas formas de recompensa, experiências além do plano de carreira e a ideia de super produtividade.

O mundo está em constante transformação, falamos bastante sobre isso no blog. A relação das empresas com as pessoas também! Nesse momento, olhar para a gestão de pessoas de uma forma mais holística e ao mesmo tempo moderna é a melhor maneira de valorizar o capital humano.

Tão importante quanto os números e dados financeiros!

Aponta como destaques tratar o fator humano de forma mais individualizada na gestão de pessoas, incluir a longevidade na agenda e repensar o formato dos planos de carreira e, também, benefícios.

10 tendências para o setor de Gestão de Pessoas

Liderar de forma transversal:

Para guiar uma empresa é preciso ter visão transversal, conectividade e colaboração. Exitem os chamados C-Suites (CEO, CFO, CMO, entre outros), que devem, junto com os times da empresa, ao mesmo tempo em que lideram suas próprias equipes diretas harmonizar e direcionar as estratégias da empresa com os novos modelos de liderança.

Criar ecossistemas de força de trabalho

Líderes de negócios e diretores de recursos humanos reconhecem a necessidade de gerenciar estrategicamente os relacionamentos com os segmentos de força de trabalho além da empresa em si.

Ecossistemas, força de trabalho e tecnologia

Transformar planos de carreira em experiências

Ao invés de um plano de carreira previsível e engessado, as organizações líderes estão migrando para um modelos que capacitam os indivíduos a adquirirem experiências valiosas. Explorar novos papéis e se reinventar continuamente é necessário.

Incluir a longevidade na cultura

Organizações focadas no futuro enxergam o envelhecimento da população como uma oportunidade. Profissionais acima dos 60 anos estão prontos para desenvolver novos modelos de carreira, não somente pensando em aposentadoria.

Contemplar a cidadania e a sociedade

Os fatores de cidadania e sociedade passam a fazer parte do core das empresas. O engajamento com movimentos interessados em temas como diversidade, equidade salarial, desigualdade de renda, imigração e mudanças climáticas pode elevar o desempenho financeiro e valor de marca.

Buscar novas habilidades

A tecnologia já mudou bastante a forma de trabalhar em diversas frentes. Porém, hoje entende-se que essas transformações tenham colocado as pessoas no centro. Demandas futuras considerável por habilidades como resolução complexa de problemas (63%), habilidades cognitivas (55%) e habilidades sociais (52%).

Direcionar a produtividade

Se as organizações estão cada vez mais conectadas, a força de trabalho pode se tornar ainda mais produtiva! Na medida em que as novas ferramentas de comunicação migram da vida pessoal para o local de trabalho, as empresas devem aplicar seus conhecimentos em gerenciamento de equipe, definição de metas e desenvolvimento de funcionários, visando a garantir os níveis de desempenho da instituição.

Contemplar a cidadania e a sociedade

Definir limites para o uso de dados e privacidade

O expoente aumento na disponibilidade de dados e o advento de poderosas ferramentas de análise de pessoas geraram oportunidades para a área de recursos humanos. A tendência atual é desenvolver um conjunto de políticas bem definidas, regras de segurança e comunicação transparente em torno do uso de dados de pessoas – funcionários, clientes e sociedade.

Atualizar recompensas

Os funcionários cada vez mais se empoderam e estão pedindo por gratificações personalizadas, mais ágeis e holísticas, com foco especial em remuneração justa e aberta. Neste aspecto as empresas estão aprendendo bastante ainda.

Repensar benefícios

Os funcionários estão exigindo que as organizações ampliem suas ofertas de benefícios em relação a saúde física, mental, financeira e espiritual. Programas valiosos são pensados para os funcionários, mas ainda há uma grande lacuna entre o que os funcionários valorizam e o que as empresas entregam.

Aproveite e leia sobre a série de profissões do futuro:
Tendências de Profissõeshttps://vagasempregors.com.br/blog/tag/tendencias-de-profissoes/

Possui alguma dúvida, dica ou informação para reflexão? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário aqui no blog. Sua ideia, sugestão ou opinião é muito válida para nós!

Para ter acesso a mais conteúdos como este acompanhe a nossa página do LinkedIn e Facebook!

Equipe Vagas Emprego RS!
https://vagasempregors.com.br/

Publicado emCarreiraDepartamento de RHGestão de Pessoas

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.