Ir ao conteúdo

Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é efetivo?

PDI

Primeiro entenda o conceito de PDI

O Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) tem como finalidade desenvolver a carreira do profissional, e principalmente novas competências que se fazem necessárias em determinadas funções. Assim, beneficiando a empresa e também o profissional. De forma mais clara e objetiva, seria organizar ou sistematizar ações a serem realizadas para que o profissional desenvolva determinadas habilidades ou skills. Sempre com foco em objetivos estratégicos.

Por meio do PDI também é possível engajar esse colaborador, que percebe que a empresa não se importa apenas em cumprir metas e sim no desenvolvimento deste profissional. As características trabalhadas ou as skills, podem ser pessoais ou profissionais.

PDI personalizado e único

O Plano de Desenvolvimento Individual como o próprio nome sugere, precisa ser personalizado e único para cada pessoa, pois somente assim terá eficiência. Por esse motivo, precisa-se conhecer bem cada colaborador, obtendo um resumo de todas as suas qualificações profissionais, bem como informações sobre como ele vê a instituição e quais as melhorias que ele enxerga como necessárias a serem aplicadas na empresa.

É importante detalhar as soft e hard skills do colaborador, assim como os pontos a serem melhorados e os pontos fortes de cada um. Esses pontos fortes incluem habilidades técnicas, interpessoais e também cognitivas. Assim como vale incluir experiências, ambições e desempenho. Todo esse conjunto de informações irá permitir entender se esse colaborador caminha na mesma direção da empresa.

Por onde começar o Plano de Desenvolvimento Individual?

Avaliação de Desempenho

Para por em prática o PDI, precisamos coletar esse conjunto de informações mencionados, de cada colaborador. A ferramenta mais utilizada para isso, pelo RH, é a Avaliação de Desempenho. Por se tratar de uma ferramenta que irá medir a performance do Colaborador, é fundamental que ela seja bem planejada e estruturada. Esse processo é baseado em seriedade e precisão, pois deixa de lado as deduções precipitadas ou até mesmo comparações entre colaboradores. Assim, os resultados desta avalição serão a base do Plano de Desenvolvimento Individual.

Definir metas e aspirações profissionais

Esta etapa é de extrema importância para o PDI, afinal de contas, para traçar um caminho precisamos saber onde queremos chegar. Então é hora de fazer uma lista de metas de produtividade e possíveis promoções que o colaborador poderá alcançar. Assim como estabelecer em quanto tempo se espera que esses objetivos sejam alcançados. Para isso também é necessário descrever quais os subsídios que a empresa irá oferecer para que seja possível o cumprimentos destes objetivos.

Planos de Ação

Após definir as metas, chegou a hora de traçar as estratégias que possibilitarão implementar na prática essas ações. Os planos de ação devem ser feitos individualizados para cada colaborador, como as especificidades de cada perfil. Eles devem beneficiar não somente o colaborador, como toda a equipe. Essas estratégias são fundamentais para determinar quais as competências serão desenvolvidas, a periodicidade dos treinamentos ou das atividades, para que o colaborador alcance os objetivos.

Feedbacks constantes

Após implementar o Plano de Desenvolvimento Individual, é fundamental que a empresa, tanto o RH, quanto o Gestor do Colaborador, acompanhe de perto a evolução deste, para que assim a empresa saiba se estas ações tem sido efetivas ou até mesmo se é preciso fazer ajustes ao longo do caminho. Esse acompanhamento permite que a empresa dê feedbacks contínuos ao Colaborador, para que ele também esteja ciente do seu progresso e se sinta engajado.

Afinal, o Plano de Desenvolvimento Individual é efetivo?

O Plano de Desenvolvimento Individual é um beneficio para o Colaborador e para a empresa, que terá resultados mais positivos por consequência do desenvolvimento de competências neste Colaborador. O PDI é uma ferramenta poderosa para a Gestão de Carreiras e será sim muito efetivo se for considerado as estratégias e aspectos mencionados. Para organizar tudo isso que falamos neste artigo, montamos uma planilha, que pode ser acessada gratuitamente.

BAIXAR PLANILHA PDI

Equipe Vagas Emprego RS!
https://vagasempregors.com.br/

Publicado emCarreiraDepartamento de RHGestão de Pessoas

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.