Ir ao conteúdo

Equipe multidisciplinar: chave para a inovação

Para as organizações que dependem de inovação e criatividade na criação dos seus projetos, ter uma equipe multidisciplinar é uma das principais características do novo modo de trabalhar.

Por exemplo, em uma equipe neste formato, cada membro atua como parte de uma cadeia de responsabilidades.

Foco e objetivos da equipe multidisciplinar

O foco da equipe multidisciplinar está no trabalho cooperativo, que pressupõe confiança e solidariedade. Onde cada profissional busca possibilidades de desenvolver a sua pratica de modo mais completo, e o mais importante, sempre pensando no trabalho em equipe de modo integrado.

Para montar equipes multidisciplinares a empresa precisa ter definido os objetivos desta equipe. Como exemplo: O que ela deve alcançar. Quais os resultados esperados. Por que preciso de uma equipe multidisciplinar.

Em outras palavras, isso quer dizer que os objetivos e demandas precisam ser bem detalhados. Afinal de contas, para criar uma equipe assim, precisa-se de um propósito e os profissionais necessitam de um guia, por isso o processo se transforma em efetivo.

E o gestor tem papel fundamental para definir os perfis profissionais para a execução de cada tarefa. Sendo que geralmente ele conta com especialistas da área e competências complementares. Para isso, o PDI pode ser também um bom aliado neste momento.

Vantagens de se ter uma equipe multidisciplinar

Confira três dos principais benefícios de se ter uma equipe multidisciplinar na empresa. 

Criatividade e inovação

Diferente de uma equipe unidisciplinar, que reúne profissionais com características e competências parecidas, nas equipes multidisciplinares os trabalhadores são distintos e com formações e experiências que proporcionam visões diferentes das coisas. Reunindo esses profissionais com expertises próprias, a empresa acaba estimulando a criatividade e inovação, uma vez que cada um irá expor suas ideias e conhecimentos, assim enriquecendo o debate. Por fim, criando possibilidades e caminhos inovadores, que levam ao encontro de soluções e ao alcance dos objetivos.

Autogestão

A autogestão aumenta a motivação profissional e gera confiança na equipe, pois assim eles entende que é ouvido e valorizado pela empresa. Ter uma equipe multidisciplinar é fazer com que seus colaboradores tenham liberdade para tomada de decisões, de maneira mais independente, logo, acaba gerando mais capacidade de autogestão.

Motivação e produtividade

Tendo em vista que neste modelo de equipe existe uma liberdade de criatividade maior, os colaboradores se sentem mais motivados, e por essa razão, conseguem criar novas perspectivas e visões, com foco na solução dos problemas. Com isso acaba estimulando os colaboradores a exporem suas opiniões e por consequência, como eles são mais ouvidos pela empresa, ganham um maior nível de motivação.

Segundo pesquisas, a motivação eleva em 50% o nível de produtividade do funcionário, o que impacta positivamente para a empresa.

A oportunidade de crescimento, pessoal e profissional, que a equipe multidisciplinar proporciona, eleva a motivação de todos os colaboradores. Isso acontece porque nesse tipo de formação existe uma liberdade criativa maior. Por essa razão, criam-se novas visões e perspectivas na solução de problemas. Certamente isso acaba estimulando os profissionais a exporem suas opiniões. E como são mais ouvidos pela empresa, eles acabam elevando seu nível de motivação.

5 passos para montar a equipe

1 – ESCLAREÇA O OBJETIVO

O que são EQUIPES MULTIDISCIPLINARES? | Felipe Franco - YouTube

O mais importante é se perguntar:

Por que você quer montar uma equipe multidisciplinar?

Qual objetivo que essa equipe busca atingir? É a construção de um produto, ou a conclusão de um projeto?

Quais são os critérios de sucesso desse projeto?

Quem é o cliente ou usuário desse resultado final que o grupo busca alcançar?

Esse é um passo muito importante, que vai facilitar na hora de recrutar as pessoas e até criar uma motivação forte já no início, pois após responder essas perguntas você terá uma noção mais clara do propósito do grupo.

2 – IDENTIFIQUE AS NECESSIDADES DE PERFIS

Agora que você já sabe para onde ir, você precisa entender que tipo de talentos, habilidades e conhecimentos são necessários para o grupo. Para isso, faça uma lista das competências necessárias, tanto técnicas quanto socioemocionais. Por exemplo, ter uma pessoa acolhedora e cuidadosa, por mais que ela não seja aquela que vai “entregar muito”, pode ser chave para o sucesso do grupo ao longo prazo.

3 – SELECIONE AS PESSOAS CERTAS

Busque pessoas diversas, mas que compartilhem do objetivo e se interessem por ele. Trabalhar com um processo de recrutamento voluntário também pode aumentar as suas chances de sucesso. E se essas pessoas que você vai selecionar já fazem parte da organização, tente oferecer opções de escolha para elas, ao invés de simplesmente “designá-las” a sua equipe multidisciplinar.

Trabalhar em uma equipe multidisciplinar requer também processos e estrutura. Ou seja, um ótimo começo é esclarecer quais são os papéis que cada pessoa desempenha. Por que isso vai ajudar especialmente na hora de tomar decisões importantes. Nem tudo em uma equipe multidisciplinar precisa ser decidido em conjunto ou em consenso. Você também pode optar por um caminho de autogestão, assim dando autonomia para a sua equipe e não definindo um “líder”.

4 – COMECE COM UM TIME PEQUENO

Os canais de comunicação aumentam exponencialmente conforme mais pessoas são adicionadas a um time. Por isso, é importante que você mantenha a sua equipe multidisciplinar pequena, de preferência com menos de 9 integrantes. E se precisa de mais pessoas para completar o trabalho, tente dividir o seu projeto em projetos menores e atribuir a diferentes equipes.

5 – TENHA UM FACILITADOR

É importante que a sua equipe tenha pelo menos algum integrante com habilidades de facilitação. Por que as habilidades de facilitação são vitais para manter a saúde do grupo, tanto nas relações quanto em questões mais pragmáticas, como exemplo na tomada de decisão.

Priorizar uma comunicação eficiente

Ter um diálogo claro, com linguagem simples e transparente entre os colaboradores de diversos departamentos, é a chave para uma comunicação de sucesso. Pois um dos maiores problemas das equipes é a ausência de diálogos e a confusão provocada pela comunicação ineficiente e tardia.

É importante que todos “falem a mesma língua”. Para isso, o ideal é implementar uma política contendo diretrizes internas referentes à comunicação corporativa. E também é importante investir em ferramentas automatizadas, que permitem a comunicação ágil e em tempo real, assim agilizando as operações e facilitando a troca de ideias.

Estimulando a inovação na empresa

A mudança constante de mercado faz com que toda companhia inovadora precise contar com uma estrutura adequada para atender às demandas impostas. Por isso, encarar o assunto com uma abordagem estratégica, e não apenas um conjunto de transformações pontuais, é a base da inovação organizacional , pois quando a empresa disponibiliza a capacitação, tecnologia e cultura necessárias para instigar o intraempreendedorismo em seus colaboradores, a equipe multidisciplinar é uma peça central nessa reestruturação.

Equipes assim permitem que novas hipóteses sejam testadas com rapidez e segurança, sendo que as vantagens de cada sucesso podem ser distribuídas por toda a empresa, e quando há uma barreira é possível redirecionar o time sem que a organização sofra um grande impacto.

Além disso, as equipes multidisciplinares são inovadoras por natureza. Onde cada área envolvida trará uma visão diferente, e o debate entre elas pode gerar novas ideias que talvez não surgissem num ambiente de maior estabilidade.

A implementação de novas ideias ocorre de forma rápida em todos os pontos da empresa, pois a autonomia do time permite que o potencial inovador se espalhe pela organização, ao invés de estar sujeita a um conjuntos de executivos.

Conclusão

Em conclusão, a troca de experiências e conhecimento que a equipe multidisciplinar proporciona impulsiona a produtividade e a geração de novas ideias.

E pela possibilidade de reunir diversos perfis e talentos, esse tipo de formação de equipe gera impactos positivos no dia a dia da empresa, assim facilitando constantemente uma integração entre os setores, e consequentemente agregando valor à companhia.

Porém, para montar equipes multidisciplinares é necessário planejamento prévio, definição de objetivos e papéis dos profissionais envolvidos, além disso, precisa-se mensurar os resultados, baseando-se numa análise de desempenho.

Já que assim é possível tornar o projeto de construção de equipes multidisciplinares efetivo e assertivo.

Equipe Vagas Emprego RS!
https://vagasempregors.com.br/

Publicado emCarreiraEmpreendedorismoGestão de Pessoas

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.