Ir ao conteúdo

Como calcular o ROI na área de gestão de pessoas

O ROI é o retorno sobre o investimento. Veja como calcular o ROI em Gestão de Pessoas!

Existem diversos indicadores que são usados por gestores de empresas e gerentes de RH. A partir de determinadas métricas, é possível avaliar o desempenho obtido do negócio em diferentes aspectos, dentre eles a gestão de pessoas.

Você sabe a importância dos indicadores de RH para o sucesso das empresas?

Resultado de imagem para ROI RH
ROI – Return On Investment

O recurso mais valioso de qualquer empresa não são os ativos financeiros, nem equipamentos ou tecnologia de última geração. Nada disso importa se não houver pessoas altamente capacitadas que gerar valor para o negócio.

Raramente algum gestor conseguirá descobrir o nível de satisfação de um colaborador por meio de uma conversa e aí que entram em cena os indicadores.

São os indicadores que mostram a situação motivacional dos funcionários. Lembre-se que um colaborador desmotivado é improdutivo, comprometendo a conquista das metas e objetivos de toda a companhia.

Portanto, esses indicadores são essenciais para que se faça uma avaliação criteriosa acerca da relação de cada funcionário com a empresa em si.

O comprometimento dos colaboradores é vital para que o seu negócio produza bons resultados.

ROI na Gestão de Pessoas

Como funciona a aplicação do ROI na gestão de pessoas?

Tratando de RH – Recursos Humanos, o ROI é usado para medir o grau de retorno proporcionado pelas contratações de funcionários. O índice é decisivo, portanto, para demonstrar, com dados métricos, sobre se o rendimento apresentado condiz com as expectativas da empresa.

Somado aos demais índices de RH, o ROI estabelece uma relação entre os custos de contratação e o retorno obtido pela organização. Esse cruzamento também permite tirar conclusões quanto ao nível de satisfação dos funcionários.

Para efetuar esse cálculo, você precisa considerar duas variáveis:

Investimento inicial;

Retorno do investimento pelo total investido:

ROI = retorno – valor investido / valor investido x 100.

Feito tudo isso, você terá os valores em taxa de porcentagem. Com esse dado em mãos, fica fácil perceber se o retorno sobre o investimento é realmente interessante. Caso o resultado não seja satisfatório, é preciso avaliar que alterações podem ser feitas no processo.

Tal processo pode interferir profundamente no planejamento estratégico da empresa. Portanto, é fundamental que ele seja efetuado com o maior cuidado. Antes de realizar mudanças, entretanto, observe todo o conjunto das operações em questão.

Como melhorar a taxa de ROI apresentada pelo RH?

O primeiro passo para aprimorar essa taxa consiste em se atentar à qualidade das contratações de funcionários. Contratações equivocadas sempre produzem resultados ruins em análises de investimento.

Não adianta contratar pessoas por salários baixos em relação ao mercado, se elas não souberem executar as tarefas mínimas exigidas. Com o tempo, isso gera frustração tanto do gestor quanto do próprio funcionário.

Desse modo, a empresa precisa de um estudo aprofundado sobre o perfil desejado para cada colaborador. Análises de perfis psicológicos, testes de aptidão, treinamento e outras ferramentas são utilizadas para isso. A melhoria do ROI na gestão de pessoas, também, depende do aperfeiçoamento das habilidades dos profissionais envolvidos, sejam terceiros ou próprios.

Não esqueça que a aplicação do ROI na gestão de pessoas também se volta a outros indicadores do RH também, como:

a) Satisfação dos colaboradores;
b) Menor taxa de turnover;
c) Menor taxa de absenteísmo;

Aproveite e leia sobre a série de profissões do futuro:
Tendências de Profissõeshttps://vagasempregors.com.br/blog/tag/tendencias-de-profissoes/

Possui alguma dúvida, dica ou informação para reflexão? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário aqui no blog. Sua ideia, sugestão ou opinião é muito válida para nós!

Para ter acesso a mais conteúdos como este acompanhe a nossa página do LinkedIn e Facebook!

Equipe Vagas Emprego RS!
https://vagasempregors.com.br/



Publicado emDepartamento de RHGestão de Pessoas

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.